Modelos sistêmicos

Seguindo com as explanações sobre o que são sistemas, para que possamos compreender melhor o que é Sistemas de Informação, abordarei os modelos sistemicos existentes: modelo geral sistema-meio, modelo estático de sistema, modelo dinâmico de sistema.

Modelo geral Sistema-meio
Sistemas existem dentro de um dado espaço, e este é separado do meio pelos limites do sistema. O meio é o contexto dentro do qual o sistema está inserido e inclui o que pode afetar ou ser afetado por ele. Normalmente não se pode precisar os limites de um sistema, pois existem aberturas nos limites, com as quais ele interage com o meio.
Entrada é um termo que se refere a tudo que o sistema recebe e saída é tudo o que o sistema devolve ao meio.
Como exemplo de entradas, podemos citar expectativas, demandas, exigências, coações, recursos. Por recursos, entende-se informação, pessoal, energia, material, dinheiro, enfim, tudo que for necessário para os processos do sistema.
No estudo de um sistema, é importante definir a qual sistema mais amplo pertence o sistema em estudo, e em que contribui para as características do sistema maior. Além disso, quais são os outros sistemas que constituem junto com ele, o sistema maior. E, por fim, quais os sistemas menores que constituem o sistema em estudo.
Sistemas são fechados se os seus limites o isolam e se não há intercâmbio do sistema com o meio. E um sistema é aberto se os seus limites não são definidos ou se há aberturas que possibilitam a interação com o meio, ou seja, quase todos os sistemas conhecidos são abertos.


Modelo estático de Sistema
Objetivos, funções e componentes. Sistemas são criados com a finalidade de atingir determinados objetivos. E, para isso, empregam componentes capazes de executar as funções exigidas.
Quanto mais específico e detalhado o objetivo, tanto mais fácil a identificação das funções que terão de ser executadas para atingi-los. Quanto maior a precisão da análise das necessidades e das definições das exigências, mais especificamente podemos estabelecer o objetivo do sistema. E, quanto maior a precisão da medida de sua execução, maior será a probabilidade de que as suas necessidades sejam satisfeitas.
Quanto mais especificamente descrevermos as funções, mais habilitados estaremos em selecionar os componentes que têm as capacidades exigidas para executar as funções. Existem as funções gerais, como entrada, saída, feedback, controle e integração. A função geral chave é a transformação. Existem ainda as funções específicas, que podem ser identificadas através da análise cuidadosa dos objetivos.
Partes ou componentes são selecionados com base na análise das funções e suas capacidades para executá-las, e suas características são determinadas pelas funções do sistema.


Modelo dinâmico de Sistema
O modelo geral de operações de um sistema consiste de processamento de entrada, transformação, processamento de saída, feedback e ajustamento.
O processamento de entrada é a interação entre o sistema e o meio, a identificação de entrada relevante ao sistema e sua introdução nele, com isto, ativando-o.
O processo de transformação possui três dominínos interativos e interdependentes:
*Produção - responsável por produzir a transformação desejada;
*Facilitação - responde pelo contínuo forncimento de energia para manutenção dos componentes da transformação;
*Controle e ajustamento: análise do feedback, pata introduzir as otimizações ao processo de transformação.
O processamento de saída consiste em devolver ao meio as entradas transformadas no processo de transformação.
O processo de feedback e ajustamento é muito importante, pois garante a manutenção do sistema. Ela é dada pela coleta de evidências sobre a adequação da saída e operações do sistema, análise e interpretação destas evidências. Construção de um modelo de ajustamento, determinando as consequências do ajustamento, e introduzi-lo no sistema.

Segue um gráfico do modelo dinâmico de sistema (feito por mim no Paint, então não é bem rústico, rsrsrsrsrs)



No próximo post, o pensamento mecanicista versus o pensamento sistemico.

3 comentários:

  1. Legal o tema, faço ADM e tenho essa matéria que por sinal é muito interessante. Muito bom, vou acompanhar seu Blog!

    O meu é sobre ADM:
    http://e9adm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Élton, vlw pelo comentário no meu blog, que bom que vc gostou e enteneu o assunto,vle msm!

    Vou te seguir e espero que vc retribua para estar sempre ligados no que o outro9 está atualizando, tudo bem? Abraços e espero que retribua!

    BRUNO

    HAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHA

    AFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF

    Registrando visita, parabéns pelo blog!

    BRUNO

    http://tempo-horario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Excellent article. I will be going through many of these issues as well..


    my site ... Private Profit Plus Scam

    ResponderExcluir

Vamos lá, é só prender o grito!