Instalação e Configuração SDK Android

Mobilidade! Uma palavra que vem ganhando cada vez mais notoriedade e importância no mundo, afinal todos tem um celular e cada dia mais pessoas também possuem um tablet. Então esse é um ótimo motivo para aprender programação para dispositivos móveis.
Então vamos aprender como desenvolver aplicativos com a SDK Android, que está se tornando o principal sistema operacional para dispositivos móveis. Motivo para essa popularidade são muitos, vamos a alguns deles:
  • Plataforma open source
  • A linguagem de programação é java
  • Sistema altamente personalizavel
  • O Android é mantido por um grupo de mais de 80 empresas de tecnologia, que formam a Open Handset Alliance, como Google, Motorola, Sony Ericson, Dell, Intel. A lista pode ser conferida aqui
  • Documentação ampla
  • O plugin Android Development Tools (ADT) para a IDE eclipse, desenvolvido pela própria equipe do Android.
Premissas básicas para iniciar o desenvolvimento: você sabe programação Java e tem um Java Development Kit (JDK) atualizada instalada na sua máquina, além de ter a IDE eclipse, que possue o plugin ADT para facilitar a vida do desenvolvedor.

Vamos ao que interessa, configurar o ambiente para inciar o desenvolvimento!
  1. O primeiro passo o download e a instalação da SDK. Baixe a SDK Android, de acordo com seu sistema operacional. Instale, preferencialmente, na pasta raiz (C:\Android\android-sdk, por exemplo). Antes de clicar em Finish, desmarque a opção Start SDK Manager.
  2.  O que foi instalado ainda não inclui a SDK propriamente dia, foi instalado o SDK Manager, por onde serão feitos os downloads de API's, imagens, etc. Mas esse download vamos fazer pelo eclipse. Portanto, abra o eclipse e faça o download do plugin ADT. Menu Help > Install New Software. Clique no botão Add..., coloque o nome que desejar para o repositório e adicione a seguinte URL: http://dl-ssl.google.com/android/eclipse/.Clique em OK.
  3. Marque a opção Android Development Tools (conforme figura abaixo), e clique em Next.
     
     
  4.  Os próximos passos, para finalizar a instalação do ADT, é aceitar os termos de licença e reiniciar o eclipse quando solicitado (ao final da instalação).
  5. Reiniciado o eclipse, você deve indicar a pasta de instalação da SDK, indo em Window > Preferences > Android, clicar no botão Browse..., e selecionar a pasta indicada na instalação do passo 1 (C:\Android\android-sdk, no nosso exemplo), para finalizar clique em OK.
  6. Metade do processo está feito, agora tem que ser feito o download das API's. Para isso, vá em Window > Android SDK and AVD Manager, clique em Available Packages e marque as opções que deseja fazer download. Como estamos começando com o desenvolvimento, vou instalar todas as packages disponíveis, pois elas podem ser removidas por esse mesmo gerenciador (na aba Installed packages). 
  7. Finalizado o download, o ambiente está pronto para desenvolvimento.
A partir dessa configuração é possível iniciar o desenvolvimento para Android. Um livro em português abordando todas essas questões é o Google Android - 2° edição, da editora Novatec e de autoria de Ricardo R. Lecheta. Apresentarei aqui, nos próximos posts, mais algumas dicas sobre desenvolvimento Android, como a configuração dos simuladores de dispositivos móveis Android, criação de um pequeno projeto, banco de dados do Android, utilização de serviços do Google (Google Maps, por exemplo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, é só prender o grito!