Criando uma aplicação do Google App Engine no Eclipse 3.7 (Indigo)

O Google App Engine, segunda a definição da própria empresa:
O Google App Engine oferece um conjunto completo de desenvolvimento que utiliza tecnologias familiares para criar e hospedar aplicativos da web. O uso inicial será sempre gratuito e se você precisar de mais recursos computacionais, eles estão disponíveis a preços de mercado.

O GAE (Google App Engine), em resumo, é uma plataforma de hospedagem gratuita usando toda a infra do Google. Tem uma série de vantagens, tais como facilidade no deploy da aplicação, a alta escalabilidade que se consegue, um painel de controle muito completo dos recursos utilizados.

Mais informações você pode pegar aqui: Google App Engine.

Para ter acesso ao GAE é preciso ter uma conta do Gmail e cadastrar-se aqui. Para finalizar o cadastro, será necessário informar um número de celular para o qual será enviado um código de ativação. É possível ativar uma conta por número.

Nesse artigo vamos utilizar a IDE eclipse versão 3.7 (Indigo), que possui plugin para a utilização do GAE. O plugin também está disponível para a versão 3.6 do eclipse (Helios). O download do eclipse pode ser feito aqui.


O Google Code tem um passo a passo de como instalar o plugin.
Os itens que devem ser instalados para a utilização do GAE são os que estão na imagem abaixo.


Após a instalação dos plugins do Google, você terá um ícone de um g azul, e por ali criará um novo projeto.

Nas configurações do novo projeto, você deve definir um nome, um pacote default para suas classes, escolher a versão da SDK do GAE que você usará (aqui usaremos a 1.5.2). Deve desmarcar a opção "Use Google Web ToolKit".
Ao clicar em Finish, será gerada a seguinte estrutura para o projeto

Ao criar o projeto, o plugin já cria automaticamente um servlet que imprime como saída no navegador o tradicional "Hello Word".
Para testar o funcionamento e a instalação, você pode rodar o sistema e acessar o endereço http://localhost:8888.
Para rodar a aplicação, na aba Project Explorer, clique com o botão direito sobre a pasta do projeto e em "Run as > Web Application". Após a inicialização do servidor de aplicação, acesse o link acima, se aparecer uma tela com as boas vindas ao GAE e a lista de servlets disponíveis na aplicação, está funcionando!

2 comentários:

Vamos lá, é só prender o grito!