Tipos de Sistemas de Informação

Até aqui tentei mostrar conceitos relacionado a sistemas, informação, modelos. Agora é hora de mostrar de que maneira prática esses conceitos são aplicados em organizações, através dos sistemas de informação. Uma empresa geralmente se divide em 3 níveis organizacionais: operacional, tático e estratégico.

Para cada nível organizacional existe um tipo específico de sistema de informação. No nível operacional temos os Sistemas de processamento de transações (SPT). Em se tratanto de nível tático, temos dois tipos de SI: Sistemas de informação gerencial (SIG) e Sistemas de apoio à decisão (SAD). No topo dessa estrutura, temos o nível estratégico que está amparado por Sistemas de informação executiva (SIE).
Essa á forma mais aceita de se dividir os sistemas de informação, de acordo com sua finalidade de uso e nível organizacional o qual irá auxiliar.

Um SPT é um sistema que processa as transações operacionais de uma organização. Por transações podemos entender como duas partes que trocam informações resultante de alguma atividade. Em uma empresa, transações podem ser coisas como fechamento de um pedido, matricula de um aluno, emissão de nota fiscal, baixas em um estoque.
Todas essas atividades geram dados que são coletados, processados, armazenados e distribuídos pelos sistemas de informação. Os dados que entram num SPT são padronizados e descrevem as transações efetuadas.
O processamento desses dados segue algoritmos que permitem automatizar a maioria das transações rotineiras de uma organização, seguindo operações (como decisões estruturadas e cálculos) que são repetidas a cada transação. Geram atualizações nos dados, emissão de relatórios e envio dos dados a outros sistemas.
O armazenamento dos dados gerados pelos sistemas de processamento de transações se dá na forma de banco de dados. Tais banco de dados guardam um histórico com a série de transações ocorridas na organização.
O resultado gerado por um sistema de transação resulta em documentos que formalizam a efetivação da transação (faturas, duplicatas, orçamentos, etc.), podendo também gerar relatórios acerca destas transações, para fins de avaliação, conferência ou auditoria. SPT podem também enviar remessas de dados para outros sistemas.
O controle e feedback desses sistemas inclui o uso de ferramentas de desenvolvimento de software (linguagens de programação e sistemas de gerenciamento de banco de dados - SGBD) para fazer a consistencia dos dados entrados e gerados pelo sistema.

Sistemas de informação gerencial sintetizam, registram e relatam a situação em que se encontram as operações da organização, dando aos gerentes subsidios para o controle da qualidade e da obtenção das metas estipuladas.
Os dados que constituem a base deste sistema são coletados a partir dos SPT e resumem as operações realizadas pela empresa, mostrando a realidade da empresa num período já transcorrido. Estes dados são processados de forma a permitir a comparação com outros dados de mesma categoria ou com metas preestabelecidas. Estes dados constituem bancos de dados que apresemtam somente valores que determinados indicadores tiveram ao longo do tempo.
Como resultado, são gerados relatórios e gráficos que que permitem monitorar, a partir de determinados indicadores, uma determinada área. Esses relatórios podem ser programados previamente ou podem ser gerados por demanda (ad-hoc), que são emitidos mediante solicitação.
O feedback desses sistemas permitem verificar se uma determinada área vem alcançando as metas estipuladas ou se alguma situação incomum está ocorrendo.

Os sistemas de apoio à decisão ajudam os gerentes do nível tático e estratégico de uma organização em decisões semi-estruturadas, ou seja, decisões com um nível maior de subjetividade quando comparado a um problema estruturado. Essas situação que exigem tais decisões rapidamente se modificam, podem não se repetir e dificilmente são planejadas ou previstas.
Constituem a entrada desses sistemas dados referentes a realidade interna e externa da organização. Os dados sobre a realidade interna são tirados dos dois sistemas acima descritos, e os dados sobre a realidade externa demonstram a realidade do ambiente de atuação da organização.
O processamento desses sistema inclui modelos analíticos, banco de dados especializados, processo de modelagem para apoio a tomada de decisão e insights do tomador de decisões (são posicionamentos que o tomador de decisões pode inserir no sistema e que advém da interação do tomador de decisões com o problema analisado). Através do sistema pode-se gerar cenários e simulações, permitindo uma comparação entre as possibilidades a serem escolhidas.
Do sistema resultam relatórios e gráficos que permitem comparar os resultados das diferentes simulações realizadas.
Os SAD são interativos, permitem ao usuários levantar suposições e incluir novos dados, realizar diferentes perguntas e refinar os rumos das ações a serem tomadas, constituindo assim o feedback do sistema.

Por fim, temos os sistemas de informação executiva, que auxiliam os gerentes de nível estratégico de uma organização, que têm necessidade de informações diferenciadas em relação aos demais níveis da empresa. Isso porque a decisão estratégica envolve decisões não estruturadas, ou seja, aquelas onde não há um bom nível de compreensão da situação ou não há concordância a respeito do procedimento a ser adotado.
Para entrada do sistema, os dados mostram a realidade interna e externa da empresa. A realidade interna é mostrada pelos relatórios e dados dos demais sistemas de inforamação descritos até aqui, e os dados externos são obtidos a partir de fontes externas e dizem respeito a tendências e previsões políticas, econômicas e tecnológicas.
O processamento destes dados permitem ao executivo uma visão geral da situação ou, quando necessário, uma visão detalhada de algum aspecto. Isto é possivel utilizando-se ferramentas de inclusão de dados sobre eventos externos, bem como a obtenção de dados resumidos obtidos a partir dos demais sistemas de informação utilizados pela organização. São gerados relatórios gráficos a partir destas informações condensadas dos demais sistemas (internos e externos).
Um SIE é bastante interativo, permitindo ao usuário obter relatórios que indiquem situações fora dos parâmteros estipulado pelos planos da empresa. Além disso, pela análise de tendências, permite que o executivo antecipe situações que alterem o panorama de negócios em que a organização atua. Esse, portanto, é o mecanismo de feedback de um sistema de informação executiva.


Nestes 5 primeiros posts tentei mostrar o que é SI. De agora em diante, mostrarei aspectos mais práticos da vida de um profissional de TI. Alguns arquivos sobre introdução a Orientação à Objetos (OO), redes, linguagens de programação (C, C++, JAVA, C#, etc).

35 comentários:

  1. Olá tudo bem gostei muito desse post cara sou um estudante de sistemas de informação tambem e membro do blog aoobuteco que esta relacionado com TI. anbraçç..

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  2. Amigo, gostaria de fazer parceria em banner contigo. Se estiver interessado entre em contato comigo através do blog ou e-mail, ok? Abraços!

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  3. valeu Elton,sou aluno do curso de análise e desenv. de sistemas. Aproveitei muito o seu artigo. Acho que este é um exemplo nobre a ser seguido; a vontade de compartilhar informações. conhecimento é algo que nos transforma e, sendo assim, é relevante quando algo tão poderoso e útil é retransmitido. Sua aula foi muito útil para mim, pois como luz esclareceu algumas dúvidas que eu tinha sobre essa matéria. Obrigado e continue mandando mais postagem amigão...

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  4. Olá!
    Muito bom o artigo e irei colocá-lo em meu tcc...
    será que vc poderia me passar o seu nome inteiro e quando foi postado?
    Ficarei lhe aguardando...
    Obs: pode mandar no e-mail "vaninha0511@gmail.com"

    Abs

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    1. joão Carlos de Almeida Sá dos Santos Silvestre de Albuquerque Nazario Abreu de Andrade Mesquita Gomes do Socorro

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  5. BOM CARA VALEU PELO POSTE SOU ESTUDANTE SE SI E ESSE POSTE ME AJUDOU PARA UM TRABALHO AKI NA FACU.

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  6. Valeu cara !! i love you

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  7. sou estudante de fotografia e tenho que aprender isso. Bacana, legal, to fu*

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  8. Muito bom, bem esclarecedor!.

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  9. não mgostei, faltou alguns tipos

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  10. Parabens gostei, sou estudante de análise de sistemas.

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  11. Gostei d+++, sou estudante de análise de sistemas.

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    1. Ótimo seu texto, está muito bem explicado!

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  12. eu acho que isto esta um nojo! pois não tem nada daquilo que eu pretendo saber.vê se aprendes a por informação decente e não palha! se és cavalo fixe para ti, come-a tu.

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  13. eu concordo plenamente com o que foi referido anteriormente!

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  14. Merda com BOSTA é a palavra chave pra encontrar esta porcaria de "post". Não ajudou completamente em nada!!!!!! Conceitos muito básicos e idiotas.

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    1. vc é um bosta mesmo.
      as pessoas colocam as coisas de coração bem diferente de vc babaca.

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  15. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

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  16. GOSTARIA DE SABER QUAL EMPRESAS QUE POSSUEM ESSE TIPO DE SISTEMAS

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  17. Valeu, ajudou a entender melhor como funciona esses sistemas

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  18. Gostei muito das informações aqui obtidas,sou estudante de Administração e temos uma disciplina que é Adm. de sistemas da informaçãoes me ajudou muito no meu estudo.

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  19. Parabéns pelo artigo... Obrigada pelas informações me ajudou muito

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  20. Cara vou usar seu artigo para me ajudar em um trabalho e preciso do seu nome completo.

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  21. É natural que você como pai ou mãe se preocupe com o tipo de contato que o seu filho esta tendo com tamanha tecnologia. É por este motivo que eu utilizo este programa https://brunoespiao.com.br/espiao-de-teclado para monitorar o que o meu filho faz na internet

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Vamos lá, é só prender o grito!